Espaço reservado para empresas apoiadoras

Empresas Apoiadoras

A indústria de insumos é o outro elo da cadeia que o Programa LeitePRO se propõe a conectar, reunindo um grupo de empresas que irão apoiar a implementação do Programa nos Canais Parceiros.

Esse pool de empresas deverá constituir-se preferencialmente de uma empresa de cada um dos setores:
  • Nutrição / Alimentação Animal
  • Saúde Animal
  • Reprodução / Genética
  • Ordenha / Qualidade do Leite
  • Máquinas e Equipamentos
  • Fertilizantes e Aditivos
Existe a possibilidade de formatar um programa oferecido por uma determinada empresa ou grupo de empresas, de autoria dessa(s) empresa(s). O programa Dairy Wise, oferecido na Europa pela Lely em associação com a Nestlé, e o Dairy Farm Project NZ, na Nova Zelândia, são excelentes exemplos desse tipo de ação.

Em princípio, essa colaboração é essencialmente técnica, sem envolvimento comercial entre as partes, como venda de produtos ou propaganda / promoção. O objetivo é promover a integração entre o Programa LeitePRO e as empresas de insumos, em que prevaleça o caráter técnico sobre o comercial.

Fidelização à marca e estímulo ao bom uso de produtos

As equipes de campo das empresas são, em muitos casos, menores que o necessário para cumprir todas as atividades que delas são exigidas: prospecção, vendas, pós-vendas, promoção, etc. E normalmente a atividade prioritária é a venda.

Com isso, os fabricantes de insumos e equipamentos têm muito pouco controle sobre a forma como seus produtos são usados pelos produtores e, consequentemente, sobre sua eficácia e resultados. Com frequência, fabricantes de medicamentos, alimentos e outros insumos são informados de casos de mau uso somente depois de algum incidente, o que acarreta perda de vendas e, ainda pior, perda de credibilidade da marca.

Projetos temáticos

Uma das propostas do Programa LeitePRO é de auxiliar as empresas a transmitir aos produtores a forma correta de utilização de seus produtos, através de procedimentos padrão, instruções de trabalho e capacitação dos operadores diretamente envolvidos nessa utilização:

Projeto ordenha e qualidade do leite
com a participação de empresas fabricantes de equipamentos de ordenha e empresas de saúde animal.

Projeto fibra e alimentação
com a participação de empresas de nutrição animal, empresas fabricantes de máquinas e equipamentos de produção de forragem conservada, de fertilizantes e de aditivos.

Projeto reprodução
com a participação de empresas de genética, de saúde animal e de nutrição.

Na via inversa, o melhor uso de insumos, máquinas e equipamentos traz como consequência direta a melhora da eficiência técnica e econômica das operações e processos, que é um dos objetivos do Programa LeitePRO.