Espaço reservado para empresas apoiadoras

Canais Parceiros

Laticínios e Cooperativas
Muitos laticínios, Cooperativas e Associações de produtores têm vontade de fomentar, nos produtores ligados a elas, alguma iniciativa relacionada à melhoria na gestão, como forma de aliviar dores como baixa qualidade do leite e alto turnover de fornecedores; e de obter ganhos com qualidade do leite e boas práticas zootécnicas e gerenciais, mas não sabem como, ou não estão suficientemente motivados.

Além disso, a agroindústria de laticínios vem assumindo um papel de protagonista na coordenação da cadeia e na tradução dos novos desejos e necessidades dos consumidores.

Assim, é natural que essas empresas, Cooperativas e Associações, aqui chamadas de Canais Parceiros, sejam importantes na viabilização do Programa, apoiando a iniciativa de implementação, na avaliação e na divulgação dos resultados alcançados.

Projetos customizados para cada canal parceiro

Como o Programa LeitePRO também visa à aproximação entre os elos da cadeia em que atua – aqui falando especificamente de produtores e agroindústria de produtos lácteos – ações isoladas promovidas por produtores individuais têm pouco efeito multiplicador e as possibilidades de alavancagem e difusão de novos modelos gerenciais ficam limitadas.

Além disso, a elaboração e implantação de um projeto de difusão da mentalidade lean e o apoio à sua adoção numa cooperativa pode ser uma ótima oportunidade para se avaliar qual o potencial de criação de valor e como estão sendo atendidas as necessidades dos clientes (que pode ser outro laticínio, o varejo, o consumidor final ou até mesmo uma outra indústria de laticínios)

Melhoria da qualidade do leite entregue

Para a indústria de laticínios, a principal vantagem é a melhoria da qualidade do leite adquirido de produtores mais profissionais e mais capacitados, e o consequente aumento no rendimento industrial em razão disso. Seria de se esperar, ainda, que uma boa parte dos consumidores, podendo escolher entre dois produtos com o mesmo preço, escolham o produto de melhor qualidade. Mesmo sem saber exatamente por quê um é melhor que outro! Seja queijo, iogurte, manteiga ou qualquer outro produto lácteo.

Fidelização de fornecedores

Programas de capacitação, transparência na comunicação e premiação por qualidade têm um papel relevante na relação da indústria de laticínios com os produtores. E a melhor relação entre a indústria e seus fornecedores leva, invariavelmente, à fidelização desses fornecedores. Por outro lado, qualquer indústria, seja de qualquer ramo, busca sempre pelos melhores fornecedores disponíveis.

Produtores mais eficientes

A maior eficiência do produtor de leite na sua atividade também traz benefícios diretos ao laticínio. Produtores mais eficientes produzem mais leite. Assim, com o mesmo número de fornecedores, o laticínio capta mais leite, reduzindo o custo fixo pelo aproveitamento da capacidade ociosa, além de reduzir custos com fretes.

E mais…

Alguns benefícios são menos óbvios ou indiretos, e às vezes nem são percebidos como tal. O aspecto sócio-econômico relacionado com a melhoria da qualidade de vida dos produtores, em conseqüência do seu aumento da renda, é um deles. A divulgação, ou a exploração de um programa de qualidade implantado pela Cooperativa ou Indústria (através da web page ou de qualquer outro veículo) como uma ferramenta de marketing, também pode ser um benefício indireto a ser aproveitado.